aasdasda

Entrar na piscina logo após comer causa má-digestão? Verdade ou mito?

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on RedditFlattr the authorShare on Google+Email this to someone

Quando eu era mais novo, não tinha nada mais frustrante do que quando durante minha diversão de um tranquilo dia de verão meu pai ou minha mãe preocupados, me proibiam de nadar logo após aquele grande churrasco, com medo de que eu tivesse cólicas e fosse me afogar na piscina.

Em verdade, em verdade eu vos digo, realmente existe uma pequena chance de se ter mesmo cólicas abdominais, mas para a grande maioria das pessoas, isso não é perigoso.

O que acontece, é  que o corpo desvia o fluxo de sangue dos músculos para o sistema gastrointestinal, de modo que estimula a digestão, mas não em quantidades que diminuam a função muscular.

O que se é recomendado é ouvir o seu próprio corpo, nadar somente quando você estiver confortável.

O certo é que provavelmente você não iria correr  uma maratona logo após o jantar, certou?  Ou que tal uma disputar de uma partida de futebol? ou começar uma disputa de natação logo após “encher a barriga”?

O segredo é relaxar e procurar não se esforçar demais logo após uma refeição maior. Isso é possível inclusive de observar no reino animal, Veja o que os leões fazem após uma bela caçada.

Então, Entrar na piscina logo após comer causa má-digestão? MITO, mas…

Eu coloquei um “mas” porque existe uma coisa que se deve ter atenção:

Cuidado em situações como essa  em água gelada. Com o frio, o corpo é obrigado a produzir calor, o que faz com que o corpo contraia os músculos, o que causa um aumento da demanda de sangue para os músculos, o que por sua vez não ajudará no processo digestivo. Mas você não vai morrer torto. 😆

Fonte:  SAÚDE E BEM-ESTAR / Super Interessante / Wikipedia



Comments

comments

Deixe uma resposta