passar-em-baixo-da-escada-c3a9-superstic3a7c3a3o-popular2

Passar por baixo da escada dá má sorte? Verdade ou Mito?

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on RedditFlattr the authorShare on Google+Email this to someone

Já podemos começar com a resposta que com certeza é clara: MITO!

Não existe nada cientifico que possa dar base a isso. Na verdade nem mesmo sobrenatural!

Nem mesmo as religiões tem uma explicação para o incalculável o número de pessoas que não passam por debaixo dela por acreditar que isso poderá lhes acarretar qualquer tipo de azar ou infortúnio.

Porém como todo MITO tem um motivo, existe algumas explicações para isso ter se tornado tão popular.

  1. Onde tem uma escada, geralmente também tem alguma obra, e assim passar por baixo de uma escada significa que a pessoa pode estar correndo o risco de que alguma coisa caia lá de cima e o atinja a cabeça ou qualquer outra parte do corpo. E essa é uma probabilidade bem real, mas não envolve nenhum topo misticismo;
  2. Existe ainda uma versão que é aceita por muitos, que essa crença vem ainda da Idade Média. Nessa época os castelos eram protegidos por muralhas muito altas, e quando eram atacados as pontes eram levantadas e fechavam-se os portões de entrada. Assim para entrar nos castelos usavam-se escadas. Como defesa costumava-se derramar óleo fervente sobre os inimigos, e nessa hora, quem subia ou firmava a escada recebia um banho mortal. Daí surgiu a certeza de que segurar uma dessas peças por baixo não era um bom negócio, porque isso poderia trazer má sorte para o infeliz que estivesse em tal posição.

Enfim, passar por de baixo da escada é perigoso, mas não trás má sorte, na verdade se você passar e nada acontecer, pode se considerar um sortudo!



Comments

comments

Deixe uma resposta